O projeto Portugal Fresh nasceu em 2010 com o objetivo de promover nos mercados nacionais e internacionais a fruta, os legumes e as flores produzidas em Portugal.
O projeto Portugal Fresh nasceu em 2010 com o objetivo de promover nos mercados nacionais e internacionais a fruta, os legumes e as flores produzidas no nosso país. A aposta tem dado frutos, sobretudo no mercado externo, já que só este ano as exportações deverão ter aumentado 9%.
por Joana Genésio
Dar dimensão e potenciar este sub-setor agrícola é uma das principais apostas do projeto. Um objetivo que surge numa altura em que “a produção nacional tem vindo a crescer e a diferenciar-se tanto a nível da diferenciação dos produtos portugueses como da sua qualidade”, revela uma fonte da Portugal Fresh ao Boas Notícias.
“O sub-setor das frutas, hortícolas e flores representa um volume de negócios de 2.500 milhões de euros, tendo exportado, em 2012, 920 milhões euros. Representa 36% do setor agrícola e 61% do valor da produção vegetal”, acrescenta a mesma fonte.
Umas vez que a crise tem prejudicado o consumo nacional, que representa cerca de 30% das vendas, a exportação é vista como uma “necessidade permente”. Uma aposta que, segundo sublinha a Portugal Fresh, tem sido acertada já que este ano, segundo os dados provisórios, as exportação deverão registar um aumento de 9% em relação ao ano anterior.
Os próximos passos do projeto estão, exatamente, relacionados com a ideia de “consolidação de mercados onde as frutas e legumes portugueses são já reconhecidos e consumidos, alargando-os a novos países”.
Neste sentido, a Portugal Fresh tem levado dezenas de produtores nacionais a eventos de referência do setor. As feiras Fruit Logistica (Berlim), Fruit Attraction (Madrid), Asia Fruit Logistica (Hong Kong) e a SIAM (Marrocos) foram apenas alguma onde os produtos nacionais marcaram presença.
Além das feiras, o projeto tem realizado missões empresariais como aquela que decorreu na Alemanha ainda este mês, entre os dias 01 a 03 de Outubro, e que contou com a participação de 11 empresas portuguesas.
Clique AQUI para aceder à página oficial do projeto.
Comentários
comentários