Portugal sagrou-se, este domingo, tricampeão da Europa de hóquei em patins na categoria sub-20. A seleção nacional masculina derrotou a Espanha na final por 4-3 e garantiu o terceiro título europeu consecutivo na cidade francesa de Saint-Omer.
Portugal sagrou-se, este domingo, tricampeão da Europa de hóquei em patins na categoria sub-20. A seleção nacional masculina derrotou a Espanha na final por 4-3 e garantiu o terceiro título europeu consecutivo durante o 48º Campeonato Europeu de Hóquei em Patins que decorreu na cidade francesa de Saint-Omer.
Ao intervalo os portugueses já venciam por 2-0 e conseguiram controlar a vantagem no segundo tempo e até ampliá-la, marcando mais dois golos, tornando impossível aos espanhóis levar o jogo a prolongamento.
Os autores dos tentos nacionais foram Gonçalvo Alves, que bisou, Miguel Rocha e Hélder Nunes. Graças ao seu desempenho no torneio, Gonçalvo Alves foi, inclusive, eleito o melhor marcador da prova, somando um total de 19 golos.
À chegada à Lisboa, o selecionador português de hóquei em patins sub-20, Luís Duarte, congratulou-se com o resultado e salientou que o título conquistado em França é fruto de “trabalho, humildade e ambição”.
“O segredo é muito trabalho, sem trabalho não temos hipóteses. Foi precisa humildade e ambição de querer vencer”, afirmou o técnico. Luís durante, lamentou, porém, o incómodo das duas viagens de autocarro de quase 30 horas entre Portugal e o palco da competição, que foram motivadas pelas “dificuldades do país”.
Recorde-se que os portugueses tinham já conquistado o título de campeões europeus em Hamm, na Alemanha, em 2008, ao comando de Jorge Lopes, e em 2010, em Viareggio, Itália.
[Notícia sugerida por Diana Rodrigues]