A seleção portuguesa sub-20 de hóquei em patins sagrou-se, este sábado, tetracampeã europeia, depois de vencer a Espanha por 3-2 na grande final do 49.º Campeonato da Europa do escalão.
A seleção portuguesa sub-20 de hóquei em patins sagrou-se, este sábado, tetracampeã europeia, depois de vencer a Espanha por 3-2 na grande final do 49.º Campeonato da Europa do escalão.
A final realizou-se em Portugal, no Municipal de Valongo, e o “público incansável” contribuiu para a conquista do quarto título europeu consecutivo, ainda que, de acordo com a Federação Portuguesa de Patinagem (FPP), a Espanha tenha entrado “melhor” com um golo logo aos seis minutos.
A equipa das quinas, obrigada a correr atrás do prejuízo, começou a empurrar a formação espanhola para a sua zona defensiva até que, no último minuto da primeira parte, Miguel Vieira, de livre-direto, e Luís Melo, “após um belíssimo trabalho individual”, elogia a FPP, assinaram a reviravolta no marcador (2-1).
Apenas um minuto depois do regresso à segunda parte, João Almeida aumentou a vantagem lusa ao dar a melhor sequência a um ataque rápido e fazer o 3-1. Embora Portugal tenha controlado o resto do encontro, a Espanha conseguiu ainda reduzir para o 3-2 final.
“O nosso valor nunca esteve em causa. Eu disse que não me importava de falhar os livres diretos se no final ganhasse o jogo. E ganhámos. Penso que todos nós merecemos este título”, afirmou, depois da partida, o selecionador Luís Duarte, citado pela FPP.
Para Xavier Cardoso, um dos jogadores da formação nacional, “jogar num pavilhão assim tem um sabor especial”. “O público foi a maior arma para, nos momentos mais fracos, darmos a volta”, considerou.
Com a vitória em Valongo, Portugal junta o quarto título consecutivo aos triunfos já alcançados na Alemanha, em 2008, em Itália, em 2010, e em França, em 2012, e eleva para 18 o número total de conquistas no escalão.
A seleção nacional cimenta, assim, cada vez mais, o seu domínio entre as equipas sub-20 do hóquei em patins mundial, tendo vencido as três últimas competições internacionais: o Europeu de França, em 2012, o Mundial da Colômbia, em 2013, e o Europeu de Valongo, em 2014.