O japonês Jiroemon Kimura, reconhecido como o homem mais velho do mundo comemorou, esta quinta-feira, 115 anos de vida, na companhia da família.
O homem mais velho do mundo comemorou, esta quinta-feira, 115 anos de vida. O japonês Jiroemon Kimura, reconhecido pelo Livro Guinness de Recordes, assinalou o dia rodeado pela família, de acordo com o diário nipónico Mainichi.
Kimura nasceu a 19 de Abril de 1897, na antiga província de Tango, atual Quioto, no seio de uma família de agricultores. Hoje, tem cinco filhos vivos, 14 netos, 25 bisnetos e 13 tetranetos.
Durante muitos anos trabalhou como funcionário dos correios e, depois de se reformar, decidiu dedicar-se à jardinagem, atividade que manteve até completar cem anos. Atualmente, segundo aquele jornal, Kimura passa grande parte do dia deitado a descansar, mas não abdica de fazer três refeições diárias à mesa com a família.
Além disso, os familiares garantem ao diário que o japonês centenário conserva o sentido de humor e gosta de repetir a expressão inglesa “thank you” (obrigado) a quem o visita.
Jiroemon Kimura tornou-se o homem mais velho do planeta a 14 de Abril de 2011, aquando do falecimento, aos 114 anos, do norte-americano Walter Breuning, que até então detinha o recorde.
Ainda assim, desde Março do ano passado, Kimura era já considerado o cidadão mais velho do Japão, país com a esperança de vida mais elevada do mundo.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes e Sofia Baptista]