Lee Hadwin, de 37 anos, não tem jeito para desenhar quando está acordado (tanto que, segundo o próprio, tinha um péssimo desempenho nas disciplinas artísticas na escola) mas, durante o sono, cria autênticas obras de arte.
É um artista, mas a forma como o seu talento se expressa é invulgar. Lee Hadwin, um homem de 37 anos com dupla-nacionalidade galesa e australiana, não tem jeito para desenhar quando está acordado (tanto que, segundo o próprio, tinha um péssimo desempenho nas disciplinas artísticas na escola) mas, durante o sono, cria autênticas obras de arte.
Hadwin, que começou a desenhar enquanto dormia aos quatro anos – e cujo talento foi descoberto pela mãe -, espera agora vender toda a sua coleção no eBay e conseguir angariar mais de 1,2 milhões de dólares com o objetivo de doar metade a uma instituição que ajuda famílias de pessoas desaparecidas.
“[Os desenhos] podem acontecer duas ou três vezes por semana. Levanto-me da cama e pinto enquanto estou a dormir. Mas, depois, podem passar outras duas semanas antes de voltar a fazê-lo. Às vezes páro e volto para terminar uma obra. Quando acordo, sei que fiz alguma coisa mas não me lembro o quê”, contou o artista em entrevista ao Daily Mail.
Ao longo dos anos, o homem desenhou vários retratos de Marilyn Monroe, mas a maior parte das suas obras são quadros abstratos. Embora admita que é “péssimo” nas artes quando está acordado, Hadwin já vendeu vários trabalhos por montantes muito elevados, inclusive a figuras conceituadas como o empresário norte-americano Donald Trump.
Veja acima um pequeno vídeo de Hadwin a desenhar
O seu talento inesperado traz, no entanto, alguns problemas. Além das “terríveis” enxaquecas com que fica, pela manhã, depois das noites que passa a pintar, Hadwin admite que tem sido difícil provar que não é um mentiroso.
A sua habilidade fora do comum já foi estudada por diversos especialistas, que admitiram que a mesma pudesse estar relacionada com traumas do passado, e Hadwin foi inclusive submetido a múltiplos testes na clínica do sono de Edimburgo, mas nunca foi encontrada uma explicação.
Em Fevereiro, o homem, que tem impressionado o mundo com esta capacidade, vai colocar no eBay entre 80 e 100 obras de arte criadas por si. “Vendi poucos desenhos ao longo dos anos. Sempre me aconselharam a guardá-los porque o valor deles iria aumentar, mas agora decidi vendê-los para a caridade”, concluiu.
Clique AQUI para aceder ao site de Lee Hadwin, onde poderá descobrir mais sobre o seu trabalho.