Com sete metros de comprimento, a torre do projeto Smoke Free é capaz de purificar 30 mil metros cúbicos de ar por hora. A poluição recolhida por esta torre, lançada esta semana em Pequim, vai ser transformada em joias.
Com sete metros de comprimento, a torre do projeto Smoke Free é capaz de purificar 30 mil metros cúbicos de ar por hora. Mas o projeto do artista holandês Daan Roosegaarde vai mais longe: a poluição recolhida por esta torre, lançada esta semana em Pequim, vai ser transformada em joias.
A primeira torre do projeto Smog Free, criado pelo artista e empreendedor holandês Daan Roosegaarde, foi apresentada, este fim-de-semana, em Pequim, com o apoio do Ministério do Ambiente chinês. Nos próximos meses, a torre vai circular por outras cinco cidades chinesas alertando para a necessidade de encontrar novas soluções contra a poluição.
O objetivo do projeto Smog Free é criar várias torres com cerca de sete metros de altura que funcionam como purificadores de ar criando uma bolha de ar puro à sua volta, explica a equipa do projeto num comunicado enviado ao Boas Notícias.
A primeira torre construída e apresentada ao público, em Pequim, e capaz de purificar 30 mil metros cúbicos de ar por hora. A purificação do ar é feita através de uma tecnologia de iões sendo que a torre consome apenas a mesma energia que uma pequena chaleira elétrica (1400 watts).
A ideia de criar este projeto – desenvolvido em parceira com a Universidade de Delft – surgiu após uma série de viagens que Roosegaarde realizou à China, onde verificou a importância de combater a poluição dos espaços públicos, sobretudo em zonas muito poluídas como os parques de estacionamento.
Além destas torres, o Smog Free Projet está também a criar uma série de acessórios pessoais – como anéis, botões de punho e outras joias – que serão feitos a partir do CO2 recolhido das torres (ver foto acima).
A primeira torre Smog Free foi testada em 2015, num projeto piloto em Roterdão, na Holanda, e agora a iniciativa foi lançada oficialmente em Pequim sendo que nos próximos meses deverá percorrer outras cidades chinesas. O tour do projeto inclui uma série de apresentações e conferências onde serão debatidas estas e outras soluções contra a poluição.
Dan Roosegaarde: um artista social
O artista holandês Roosegaarde tem vindo a tornar-se conhecido por encontrar soluções criativas e ecológicas com impacto no futuro. Dan fundou um estúdio onde conta com uma equipa de engenheiros e designers que trabalham em conjunto para “um futuro melhor”.
Recentemente, o artista foi nomeado como “Young Global Leader” no Fórum Económico Mundial e surgiu na Forbes como um dos criativos capazes de mudar o mundo.
Comentários
comentários