O maestro Francisco Ferreira referiu-se ao Prémio como “uma grande vitória, num dos mais prestigiantes e famosos concursos de música”, em declarações à Lusa. A Banda Sinfónica Portuguesa conquistou o 1.º lugar na categoria “superior”, a mais alta da competição.
Os 75 elementos da banda, regidos por Francisco Ferreira, contaram como solista com o tubista Sérgio Carolino. O programa da atuação pressupunha uma peça obrigatória, “Rites”, composta em 1952 pelo belga Jean Asbil, e outra parte de livre escolha. Cada uma valia 50 pontos.
No programa livre a Banda Sinfónica Portuguesa constou “Traveller”, do norte-americano David Maslanka, Sinfonia “Hamlet”, do espanhol Santiago Quinto Serna e uma peça encomendada ao compositor Daniel Moreira para tuba e banda, “Flashback”. No total, a atuação durou uma hora.
Na página do Facebook, a BSP conta que, apesar da vitória, os músicos passaram por alguns imprevistos, como um “acidente com o camião dos instrumentos” e, durante o concurso, “ter disparado o alarme de Incêndio”, sendo necessária a evacuação da sala, com “toda a assistência e músicos a fugirem a correr para a rua”.
“Após a sala ter sido evacuada durante a prova da BSP (naquele momento tocava o “Flashback “), os bombeiros compareceram no auditório para verificações e confirmar que foi falso alarme”, explica-se na rede social.
A banda portuguesa, criada em novembro de 2004 e com sede no Porto, teve o seu concerto de apresentação no dia 01 janeiro de 2005 no Teatro Rivoli, no Porto, onde gravou o seu primeiro disco. Já em 2008, o grupo ficou em primeiro lugar no Concurso de Bandas em La Senia (Catalunha), em Espanha.
Clique AQUI para aceder ao site da BSP e AQUI para visualizar a sua página no Facebook.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]