A Associação Alzheimer Portugal assinala a data com várias ações e relembra a urgência da criação e desenvolvimento de um Plano Nacional para as Demências. O diretor executivo da associação, António Costa, estima que existam em Portugal 153 mil pessoas com demência e, dessas, 90 mil tenham Alzheimer.
O tema das comemorações deste ano aponta para “a necessidade de governos e cidadãos agirem no sentido de divulgar e sensibilizar para esta doença e melhorar a prestação de serviços a pessoas que sofrem de demência e aos seus cuidadores”.
A Alzheimer´s Disease International aproveita a oportunidade para lançar o Relatório Mundial sobre a Doença de Alzheimer 2010, com enfoque no impacto económico da doença a nível global.
De acordo com esse mesmo relatório os gastos com a demência em todo o mundo chegarão aos 460 mil milhões de euros em 2010, ou seja, 1% do PIB mundial.
A Alzheimer´s Disease International considera que os Governos devem fazer da demência uma prioridade na saúde e devem desenvolver planos de cuidados de longa duração que antecipem e enfrentem a doença e assegurem a proteção social das pessoas vulneráveis à demência.
Apela ainda aos Governos e aos grandes financiadores para aumentarem o financiamento da investigação da demência.