O atleta olímpico e campeão português participou no concurso a convite da família real daquele país árabe, tendo competido ao lado dos 15 melhores cavaleiros do mundo. Ao longo de quatro dias, cerca de 90 atletas e mais de 250 cavalos participaram na corrida do complexo hípico de 17 mil metros quadrados da Qatar Foundation.
O português participou no concurso de hipismo com o cavalo lusitano Rubi, de 15 anos. Segundo informa o site oficial do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), Gonçalo Carvalho foi “convidado pelo embaixador de Portugal no Qatar para um jantar de trabalho” que teve como objetivo “a introdução do cavalo lusitano num círculo restrito onde, naturalmente, o cavalo árabe impera”.
No final da prova, o cavaleiro português, embaixador do PNED, salientou que este “convite é um sinal claro de respeito pela notoriedade que o cavalo luso tem internacionalmente”. Segundo o PNED, este é o “concurso mais exclusivo do mundo e o mais significativo dos países árabes”.
Gonçalo Carvalho, bicampeão nacional de Dressage e 16º nos Jogos Olímpicos de Londres, participou na prova com o lusitano Rubi, ferro da Coudelaria de Alter. O filho deste cavalo, Dom Rubi, está agora preparado para competir nos próximos desafios de hipismo, permitindo à equipa portuguesa manter “a tradição de só montar cavalos Puro Sangue Lusitanos”.
Notícia sugerida por Diana Rodrigues