A 7ª edição do Concurso de Saltos Internacional – CSI Porto 2010, o maior evento equestre indoor realizado em Portugal, decorre até domingo na Exponor, no Porto, com a participação de alguns dos mais prestigiados cavaleiros nacionais e internacionais.
De acordo com a organização, nunca o CSI Porto teve um tão grande número de pedidos de participações internacionais. A edição deste ano conta com 130 cavaleiros de 22 países que trazem consigo mais de 250 cavalos avaliados em 18 milhões de euros.
“Ainda temos a ambição de fazer desta uma etapa da Taça do Mundo, mas, para isso, precisamos de a médio prazo organizar um concurso de cinco estrelas (grau máximo), o que implicaria praticamente duplicar o nosso orçamento global de 550 mil euros. Ao invés, nesta edição, descemos de quatro para três estrelas como consequência da crise”, explica ao DN o diretor da prova, Gonçalo Portal.
Apesar da crise a prova portuense não deixou de bater recordes em termos de pedidos de inscrição e listas de espera de vários países que disputarão pelo Prize Money desta edição que é de 165 mil euros.
Nesta edição participam cavaleiros de renome como o francês Roger Yves-Bost (n.º 27 do ranking mundial,) o campeão sul-americano Pedro Veniss e Álvaro Miranda, marido de Athina Onassis, uma das cavaleiras também em competição e herdeira de uma das maiores fortunas mundiais.
Crianças até ao 12 anos não pagam, as restantes entradas variam entre os 7 e os 25 euros. Saiba mais no site oficial do CSI 2010.