De acordo com a Lusa, trata-se da primeira turbina instalada no interior de um sistema de abastecimento de água que vai permitir produzir energia aproveitando os excessos de pressão existentes nas redes de água.
“Este projeto vai contribuir para diminuir a tarifa da água dos próprios utilizadores e para diminuir as emissões de CO2 na região. Se for replicado em muitos sítios, no país também é um contributo para as alterações climáticas ao nível global”, afirmou a ministra do Ambiente.
Esta é a primeira instalação de produção de energia a partir de um sistema de abastecimento de água para consumo público a entrar em funcionamento em Portugal, contudo Dulce Pássaro revelou que existem outras empresas que estão a desenvolver projetos com características semelhantes, incluindo o grupo Águas de Portugal, que é tutelado pelo Governo.
A Central Hidroelétrica do Carvoeiro-Vouga conta com uma potência instalada de 85 quilowatts (Kw) e uma produção anual estimada de 500 mil quilowatt-hora (kW/h), que serão integralmente injetados na rede da EDP.
A implementação destas infraestruturas não implica a alteração ou diminuição ao nível da qualidade da água, capacidade de abastecimento ao reservatório, ou qualquer consumo adicional de energia.
[Notícia sugerida pela utilizadora Patrícia Guedes]