Situado no Huis Tem Bosch, um parque temático em Sasebo (Nagasaki, Japão) que recria a paisagem holandesa, exibindo cópias em tamanho real de edifícios antigos da Holanda, o Henn na Hotel está aberto desde julho do ano passado.
A implementação de métodos de construção expansíveis, o uso de robôs e serviços automatizados, bem como a aplicação de soluções com recurso a energia e luz solar, permitiram não só reduzir encargos construtivos, mas também os custos de mão-de-obra e melhorar a taxa de autossuficiência.
Os funcionários robôs ocupam várias posições: rececionistas, empregados de mesa e limpeza de quartos. Na receção, três máquinas dão-lhe as boas vindas e ajudam-no a fazer o check-in e/ou check-out, podendo ainda pedir informações a outro humanoide. Embora possa, a qualquer momento, fazer o seu check-in e/ou check-out sem ter de esperar numa fila – o staff de robôs ajuda-o quando necessário. Há igualmente dois porteiros que o ajudam a levar as suas malas até ao quarto, mas também existe um serviço de bengaleiro, com 30 cacifos, operado por um robô.
Com o objetivo máximo de ter mais de 90% dos serviços do hotel operados por robôs, há dez empregados humanos cuja função é apenas a de dar apoio e assistência apoiar e assistir os humanoides.
Assumindo-se como uma unidade hoteleira low cost, o Henn na Hotel preserva, ainda assim, um design moderno e descontraído para uma estadia confortável.
Para entrar no seu aposento, o hóspede não necessita de uma chave – o acesso é feito a partir de reconhecimento facial. A câmara instalada na entrada de cada quarto reconhecerá o rosto registado e desbloqueia automaticamente a entrada. No entanto, para aqueles que preferirem não usar esta tecnologia, existem os cartões magnéticos convencionais.
Os quartos possuem sensores de movimento controlado que detetam quando as pessoas estão na divisão, acendendo ou desligando automaticamente a iluminação, assim como um sistema radiante de condicionamento de ar. A partir de um painel, ondas eletromagnéticas são transferidas de um objeto para outro, proporcionando tanto calor, como frescor.
Cada um dos quartos dispõe também de um concierge eletrónico. Através da sua voz, o hóspede pode conversar com o robô Churry e pedir-lhe para fazer coisas como acender ou desligar as luzes, saber o tempo atual e o tempo para amanhã ou definir um alarme. As plantas do hotel, informações com dados sobre instalações, equipamentos e serviços estão disponibilizadas num tablet, existente em todos os quartos. A partir deste dispositivo, o cliente também poderá ver televisão e fazer telefonemas.
Todos os restantes serviços foram reduzidos ao máximo, no entanto o hóspede tem à sua disposição diversas amenities, wi-fi, estacionamento, acesso a pessoas de mobilidade reduzida, casa de banho privativa e pequeno-almoço. Poderá ainda desfrutar de uma bebida na esplanada ao ar livre, alugar bicicletas e aceder a máquinas de vending para comprar um snack.
Com três tipologias de quarto existentes – standard, superior e deluxe – os preços por noite, para duas pessoas, variam entre os 130 e os 200 euros.
As suas instalações inteligentes, modernas e amigas do ambiente, assim como o uso de figuras robotizadas pretendem definir uma experiência única e divertida que ficará para sempre na memória dos visitantes.
Tendo em consideração que as novas tecnologias avançam e evoluem diariamente, os responsáveis por este projeto definiram o Henn na Hotel como um “hotel em mudança constante” onde as possibilidades são infinitas.
Este conceito tem sido tão bem sucedido que Hideo Sawada, presidente do Huis Ten Bosch, revelou que serão inauguradas novas unidades desta cadeia de hotéis operados por robôs. Prevê-se que em março de 2017 abra um Henn na Hotel próximo do Tokyo Disney Resort, em Maihama, e que até ao final do mesmo ano a segunda maior cidade do Japão, Osaka, acolha outro hotel inteligente.