Gamera é o nome do mais recente projeto dos alunos do departamento de Engenharia Aeroespacial de Maryland. O aparelho permaneceu 11,4 segundos no ar, e bateu o anterior recorde do Guiness, como o objeto que permaneceu mais tempo no ar alimentado apenas com a energia proveniente do pedalar humano.
Além deste, o gamera bateu ainda outro recorde, ao ter sido o voo de maior duração efectuado por uma mulher num helicóptero movido a energia humana.
Esta foi a segunda tentativa deste grupo alunos da Universidade de Maryland. Em maio, o Gamera já tinha permanecido 4,2 segundos no ar, no ginásio do departamento Aeroespacial.
O objetivo da equipa é conquistarem o Prémio Sikorsky, criado pela Sociedade Americana de Helicópteros, e que premeia o helicóptero que consiga permanecer durante 60 segundos no ar, acionado apenas com energia humana.
Apesar de não terem conseguido conquistar o prémio de 250 mil dólares, os alunos mostram-se satisfeitos com o que conseguiram. “Alcançar o recorde dá-nos um sentimento de realização magnífica”, dizem no site do Departamento de Engenharia Aeroespacial da A. James Clark Shccol of Engineering.
No futuro, os alunos pretendem conseguir desenvolver o projeto, aumentado a velocidade do voo conseguido. “Estamos a tentar prosseguir um desafio mais difícil e expandir a noção existente acerca das capacidades humanas de voar”.
O nome do gamera provem de uma tartaruga gigante que é retratada em alguns filmes japoneses. O helicóptero tem uma dimensão de 18,2 metros de diâmetro e é pilotado por uma pessoa que se encontra suspensa no núcleo do aparelho. Ao todo pesa cerca de 95 Kg de peso.