A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) e a Siemens entregaram, 300 kits “Matuta Júnior” a duas escolas do Songo, província de Tete, Moçambique. Serão cerca de 1.600 os alunos abrangidos por esta iniciativa, que pretende incentivar o interesse pelas áreas das ciências e engenharias.
Estes materiais didácticos serão distribuídos pela Escola da Hidroeléctrica de Cahora Bassa e pela Escola Primária Completa da Liberdade com alunos com idades entre os 5 e os 10 anos.
Através desta iniciativa, os alunos poderão fazer uma série de experiências simples, para melhor compreenderem alguns fenómenos do quotidiano relacionados com a energia. Cada caixa permite fazer 11 experiências e aprender, por exemplo, como usar o vento para produzir electricidade ou como colocar um motor a funcionar.
“Em Moçambique, a Siemens tem criado uma relação de proximidade e confiança com as instituições do sector eléctrico, com diversos projectos em desenvolvimento um pouco por todo o país”, afirmou Pedro Pires de Miranda, na qualidade de PCA da Siemens Moçambique, acrescentando que “esta colaboração vai além dos projectos em si e estende-se à comunidade onde estes se inserem, numa clara demonstração do nosso compromisso com Moçambique”.
O evento de entrega dos kits ocorreu na Escola da Hidroeléctrica de Cahora Bassa e contou com a presença do de Pedro Couto, Presidente do Conselho de Administração da HCB, Pedro Pires de Miranda, Presidente do Conselho de Administração da Siemens Moçambique e de Rui Marques, director geral da Siemens Moçambique.
A responsabilidade social é um dos eixos estratégicos da Siemens em todo o mundo. Em Moçambique são já várias as iniciativas desenvolvidas, com especial foco nas áreas da educação e formação, com o intuito de atrair os mais jovens para áreas das ciências e da engenharia e de melhor preparar o capital humano local, disponibilizando materiais didácticos e conhecimento tecnológico.