O governo do Hati assinou um acordo com a empresa norte-americana Electric Power (IEP) para a recolha do lixo das ruas, particularmente da capital Port au Prince, que depois será transformado em eletricidade limpa.
Esta iniciativa insere-se nos esforços de reconstrução do país após o sismo devastador de 2010. O lixo tem vindo a acumular-se nas ruas da cidade de Port au Prince e nem a ajuda internacional tem conseguido resolver a situação.
A nova parceria público-privada entre o governo haitiano e a IEP, que decorre sob o nome de Phoenix Project, promete tirar os resíduos das ruas e diminuir a dependência do Haiti dos combustíveis fósseis estrangeiros.
Três mil toneladas de lixo por dia
De acordo com o comunicado emitido pela IEP, numa fase inicial prevê-se que o projeto gere 1.800 postos de trabalho imediatos na central a construir numa área de 160 hectares. No final da operação, que deverá durar cerca de 30 anos, terão sido criados mais de 10 mil empregos e poupados mais de 3,1 mil milhões de euros em energia.
Embora exija um investimento de 196 milhões de euros, o retorno acabará por cobri-lo. Este novo sistema vai processar mais de 3 mil toneladas de resíduos por dia, capazes de produzir 720 MWh de eletricidade sustentável diária, o suficiente para 75 mil casas.
A empresa espanhola Ros Roca, principal fornecedora europeia de gestão de resíduos, e a Boucard Waste Management, responsável, há duas décadas, pela gestão de resíduos em Port au Prince, juntam-se ao governo e ao IEP nesta iniciativa, responsabilizando-se pela recolha dos resíduos municipais.
Clique AQUI para saber mais sobre este projeto.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]