A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza acaba de classificar com qualidade de ouro um total de 314 praias portuguesas. Albufeira foi, este ano, o concelho mais premiado, com um total de 21 zonas balneares de ouro.
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza acaba de classificar com qualidade de ouro um total de 314 praias portuguesas. Albufeira foi, este ano, o concelho mais premiado, com um total de 21 zonas balneares de ouro.
Tal como acontece no início de todas as épocas balneares, a distinção é atribuída “de acordo com critérios estabelecidos pela própria associação” com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, explica a Quercus em comunicado.
A avaliação realizada pela Quercus é “mais limitada” do que a que leva à atribuição da Bandeira Azul (que inclui múltiplos requisitos), já que se baseia somente “na qualidade da água das praias”, que tem de ter sido “excelente nas últimas cinco épocas balneares” (de 2010 a 2014) para que uma praia seja considerada de ouro.
Este ano foram distinguidas 314 praias com qualidade de ouro, das quais 283 são costeiras, 26 são interiores e cinco são de transição, revela a Quercus, acrescentando que os concelhos com maior número de praias com qualidade de ouro são Albufeira (21), Vila Nova de Gaia (18), Vila do Bispo (12), Torres Vedras (11), Cascais (10) e Grândola (10).
Já os concelhos com maior número de praias interiores com águas avaliadas como excelentes são Vinhais (3) e Macedo de Cavaleiros (2), adianta a associação, realçando que, entre 2014 e 2015, houve 21 novas águas balneares a serem classificadas como “de ouro”, ao passo que 62 perderam essa classificação.
Com esta distinção, “o objetivo da Quercus é realçar as praias que, ao longo de cinco anos, apresentaram, sistematicamente, uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade” aos veraneantes, frisa o comunicado da associação.
Em comparação com 2014, há menos 41 praias (39 costeiras e duas interiores) com qualidade de ouro, num total de 314 das 569 águas balneares portuguesas.
A época balnear arrancou, no passado dia 1 de Junho, em 180 praias portuguesas, às quais se seguem, já no próximo dia 15, outras 199. “A partir de 1 de Agosto, todas as 569 águas balneares em Portugal estarão em condições de ser frequentadas”, informa a Quercus.
Clique AQUI para conhecer a lista completa de praias premiadas pela Quercus.