A Fundação Calouste Gulbenkian acolhe, no dia 12 de dezembro, o evento Música Por Uma Causa. A iniciativa, integrada na programação Gulbenkian Música 2010/2011, vai recolher instrumentos musicais destinados sobretudo a escolas de música de Moçambique
A Fundação Calouste Gulbenkian acolhe, no dia 12 de dezembro, o evento Música Por Uma Causa. A iniciativa, integrada na programação Gulbenkian Música 2010/2011, vai recolher instrumentos musicais destinados sobretudo a escolas de música de Moçambique, mas também de outros países africanos e do Médio Oriente. O evento vai contar ainda com outras atividades como concertos e ateliers de entrada gratuita.Abrindo as suas portas a todos quantos se queiram associar a esta iniciativa, Música Por Uma Causa lança a ideia de que um instrumento já não utilizado, mesmo em mau estado, pode ser aproveitado e ajudar na formação musical de jovens em situações desfavoráveis.
Além da recolha de instrumentos, que vai decorrer das 11h00 às 23h00, Música Por Uma causa inclui uma programação musical variada – concertos, filmes, conferências, ateliês e encontros com músicos -, com muitas atividades direcionadas a um público mais jovem e todas de entrada livre (consultar programação detalhada).
A obra Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev, será apresentada pela Orquestra Gulbenkian dirigida por Joana Carneiro e com a narração de Catarina Furtado, num concerto que assinalará o lançamento do mais recente CD da Orquestra Gulbenkian. O CD inclui esta obra e ainda O Carnaval dos Animais, de Camille Saint-Saëns, e Guia da Orquestra para Jovens, de Benjamin Britten. Também o Coro Gulbenkian, dirigido pelo maestro Jorge Matta, apresentará um programa bastante apelativo, onde o público será convidado a cantar.
Há ainda atuações de outros artistas e intérpretes que se associam a esta ação de solidariedade. Entre eles, a Orquestra Geração, Violonseis, Pedro Carneiro + João Pacheco, Carlos Martins + Damian Cabaud + Alexandre Frazão, Bernardo Sassetti e Beatriz Batarda, Divino Sospiro, Trio Ad-Lib, o grupo de percussão Drumming, Moreiras Quinteto, Mário Laginha Trio + Maria João e Filipe Melo.
Serão também exibidos vários filmes sobre a temática da inserção social através da música e realizados ateliês e demonstrações de reparações de instrumentos. “Este vai ser um dia muito especial”, diz Miguel Sobral Cid, responsável pela coordenação do evento, na página online de Música por Uma Causa.
Doador pode acompanhar percurso do seu instrumento
Música Por Uma Causa é fruto de um parceria com o Music Fund, uma instituição internacional fundada em 2005, que apoia a formação musical de jovens de países em desenvolvimento e em zonas de conflito, tendo a Fundação tomado parte ativa nesta campanha solidária.
A cada instrumento recolhido é atribuído um número de registo, o que permite a cada doador ter conhecimento da utilização dada ao seu instrumento, sabendo sempre onde se encontra e quem o adotou Para além de distribuir instrumentos, Music Fund apoia também a formação de técnicos locais para garantir a sua manutenção e reparação.
Uma vez que todos os instrumentos doados são sujeitos a uma reparação, a campanha vai também incentivar donativos financeiros. Estes incentivos destinam-se não só a suportar o envio dos instrumentos para a sede do Music Fund, em Bruxelas, como também a garantir a sua posterior reparação nas oficinas e luthiers parceiros do projeto.
[Notícia sugerida pela utilizadora Ana Russo]