Segundo João Paulo Cotrim, todos os meses haverá uma obra em destaque, para ser explorada e desfrutada pelo internauta.
“Esse livro será colocado online para que possa ser, praticamente na íntegra, folheado, haverá um conjunto de jogos, desafios e temas sobre a obra propostos ao leitor”, descreveu.
O portal – que visa aliar dois mundos: o prazer da leitura de livros em papel e a utilização da Internet -, ganhou vida própria a paritr da Casa da Leitura, um projeto da Fundação Calouste Gulbenkian criado há quatro anos como um espaço onde mediadores de leitura, professores, pais e educadores pudessem encontrar informações sobre livros para jovens e crianças.
Cumprindo praticamente o papel das antigas bibliotecas itinerantes da Gulbenkian, mas adaptadas a um contexto tecnológico, a Casa da Leitura teve mais de oito milhões de visitas desde a sua abertura.
O Cata Livros, cujo nome pretende mostrar que “o livro pode funcionar como uma pequena máquina de roubar coisas à realidade”, disse João Paulo Cotrim, estará disponível em www.catalivros.org.
Além de João Paulo Cotrim, a equipa do portal inclui Fernandina Fernando, Elsa Serra e Mariana Sim-Sim David.
“Estranhões e Bizarrocos”, de José Eduardo Agualusa e ilustrações de Henrique Cayatte, será o primeiro livro em destaque no portal, cuja apresentação decorre a 05 de abril na Biblioteca Municipal de Oeiras.