De acordo com comunicado da Fundação, o objetivo é “aproximar os jovens leitores de um conjunto de títulos essenciais da literatura para infância e juventude, com destaque para a produção nacional”.
O portal Cata Livros é dirigido aos leitores iniciais e medianos, dos 8 aos 12 anos, e está construído a partir da metáfora de uma casa, com as suas salas e saletas, cantos e recantos, caves e sótãos, e que levam títulos como “salão salamaleque”, “janela de papel” ou “cozinhório & laboratinha”.
O mocho, ícone carismático da Casa da Leitura, ganha como parceiro um corvo, e ambos servem de cicerones na aventura em que se transformará a leitura, conforme esclarece o comunicado oficial.
De acordo com o administrador da Fundação Calouste Gulbenkian Eduardo Marçal Grilo, o site “vale pelo grande acesso que os utentes têm a livros”.
“O Cata Livros é um site mais lúdico com uma grande capacidade de atracção dos miúdos para os livros, sendo que o mais importante é a motivação para que eles possam ler os livros, porque a Internet por si só não substitui a leitura”, sustentou.
No portal haverá todos os meses um livro em destaque, “bastante trabalhado”, à espera de ser mexido e disfrutado pelo internauta.
O primeiro livro em destaque será “Estranhões e Bizarrocos”, de José Eduardo Agualusa com ilustrações de Henrique Cayatte, para ilustrar um tema mais genérico de “Histórias de bichos estranhos”.
Aceda ao portal em www.catalivros.org.