Concertos, filmes, workshops, sessões de leitura e outros eventos integram a programação "Jardim de Verão" que assinala o 60.º aniversário da Fundação Calouste Gulbenkian. A festa arranca a 23 de Junho.
Concertos, filmes, workshops, sessões de leitura e outros eventos integram a programação "Jardim de Verão" que assinala o 60.º aniversário da Fundação Calouste Gulbenkian. A festa arranca a 23 de Junho.
No primeiro dia do Jardim de Verão, o Anfiteatro ao ar livre recebe um concerto de Les Amazones d’Afrique (23 Junho, 21h30), um coletivo formado por mulheres do Mali, entre as quais está Mariam Doumbia, metade da famosa dupla Amadou & Mariam, com um forte discurso de combate à violência contra as mulheres.
Este será o primeiro de vários concertos no Anfiteatro ao ar livre que incluem, entre outras, atuações de Waldemar Bastos (24 junho, 21h30), da Orquestra Gulbenkian com Carlos do Carmo e Ivan Lins (25 junho, 21h30), e ainda de Anoushka Shankar (3 julho, 21h30).
O legado arménio deixado por Calouste Gulbenkian também vai ser celebrado: haverá concertos, workshops, conferências e filmes sobre cultura arménia, com destaque para a atuação a solo de Tigran Hamasyan (1 Julho, 21h30), também no Anfiteatro ao ar livre. Virtuoso do piano nascido na Arménia, Hamasyan cruza influências como a música folk arménia, o jazz, o rock, a eletrónica e a poesia.
Outros concertos vão decorrer um pouco por todo o Jardim e na Sala Polivalente, com elementos da Orquestra Gulbenkian e outros agrupamentos, entre os quais Os Músicos do Tejo (25 junho, 16h). Do Reino Unido, chega a proposta do Sacred Sounds Choir (26 junho, 18h30), um grupo de mulheres da zona de Manchester que, por meio da música, celebram as suas diferentes etnias, religiões, idades, línguas e culturas.
Haverá ainda várias Sessões de leitura para crianças e jovens, com convidados como Pedro Lamares, Marta Madureira, André Letria, David Machado, Djaimilia Pereira de Almeida e João Fazenda.
Cinema no Jardim
O cinema também integra a programação do Jardim de Verão, com a projeção da trilogia de Miguel Gomes, As Mil e Uma Noites, que terá os seus três volumes – O Inquieto, O Desolado e O Encantado – exibidos no Anfiteatro ao Ar Livre entre 27 e 29 de Junho. Duas outras noites no Anfiteatro ao ar livre (26 e 30 Junho) serão dedicadas a Filmes da Coleção Moderna do Museu Gulbenkian.
Ópera: Reclusos interpretam Mozart
Um dos pontos altos da programação será o espetáculo Ópera na Prisão, a 30 de Junho, um dos projetos apoiados pelo Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano, onde jovens reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria sobem ao palco do Grande Auditório para interpretar a ópera D. Giovanni, de Mozart, juntamente com a Orquestra Gulbenkian.
No dia 20 de Julho, as comemorações dos 60 anos da Fundação assinalam o Dia Calouste Gulbenkian, durante o qual será entregue o Prémio Gulbenkian deste ano. A cerimónia será seguida por um concerto da Orquestra Gulbenkian e Mário Laginha, com o Maestro Pedro Neves, no Anfiteatro ao ar livre.
Comentários
comentários