por Patrícia Campos, líder de viagens na The Wanderlust
A América Latina despertava-me tantos medos, mas também uma curiosidade sem tamanho. Determinada como sou, às vezes sem medir os riscos e as aventuras, lancei-me ao maior desafio da minha vida!
Aconteceu em 2016 (apesar de às vezes parecer que foi ontem), deixei tudo e parti numa viagem sem data de regresso para a América Latina. Comecei na Guatemala e terminei no Brasil. Viajei por 11 países durante 9 meses. Vivi muito, venci desafios, ultrapassei medos, sorri tanto que ainda hoje tenho inveja daquele sorriso e voltei para de novo recomeçar uma aventura pelo mundo.
Desta viagem guardo momentos únicos que só a Natureza pode oferecer. Alguns deles fizeram-me derramar lágrimas, outros despertaram uma adrenalina vibrante na corrente sanguínea e muitos outros fizeram-me soltar gargalhas de alegria. Em todos eles, fiquei boquiaberta e a respiração quase parou. Estes são os meus momentos e convido a encontrares os seus!
1.O amanhecer no topo do vulcão Santa Maria, Guatemala
Esta foi a minha primeira aventura a subir vulcões. Aconteceu em Xela, durante a noite de lua cheia. Foram 5 horas a caminhar para vislumbrar o amanhecer a 3772 metros de altitude.
- As águas cristalinas do Caribe, México
Foram mais de 10 dias a percorrer a costa do Caribe no México, à boleia ou em transportes locais. Todos os dias a mergulhar e a observar espécies diferentes. Uma autêntica aventura mexicana.
- Os saltos nos cenotes, México
Estas grutas são lugares tão especiais que me levou a percorre várias aldeias da Yucatán.
- Observar tartarugas, Nicarágua
As tartarugas viajam pelos mares mas regressam sempre ao lugar onde nasceram. Fazer parte deste momento é realmente indescritível.
- Mergulhar nas águas do Parque Tayrona, Colômbia
Foi na Colômbia que aprendi mergulho. Aqueles dias foram tão especiais que me levou a novos horizontes.
- Atravessar a Amazónia
O maior pulmão do mundo é o esconderijo de muitos animais, mas também de populações que vivem em comunhão com a Natureza. Este é provavelmente um dos lugares que mais suscitou curiosidade e me levou a aprendizagens que nunca tinha imaginado.
- Os longos trekkings pelas montanhas peruanas
O Perú levou-me até às montanhas mais altas. Em Huaraz, no Vale Sagrado ou ainda por áreas mais remotas. O esforço e a dor foram compensados pelas paisagens transcendentes.
- A viagem pelo Altiplano Boliviano
A viagem em 4×4, desde o deserto de sal no Uyuni, passando pelas lagoas multicolores e aldeias isoladas, mostrou-me algumas das paisagens mais surreais do mundo.
- A aventura downhill na Estrada da Morte, Bolívia
A verdadeira aventura é aquela que nos leva a ultrapassar todos os receios e a terminar com um sorriso. Depois de percorrer de bicicleta a Estrada da Morte fiquei preparada para tudo!
- Sobrevoar o Rio de Janeiro, Brasil
Quem vai ao Rio de Janeiro e não testa os seus limites? Uma cidade encravada entre o mar e a montanha não poderia de deixar de ser deslumbrante vista do céu. Este foi um dos momentos mais felizes no final da viagem pela América Latina.
Veja as imagens: