De acordo com a página da Indiegogo onde decorreu a campanha, o 'gadget' vai ser comercializado a partir de Dezembro deste ano por cercca de 350 euros. Neste momento, em pré-venda, o Triton está à venda por 250 euros.
O sistema consiste numa máscara de oxigénio que, diz a página da Indiegogo, permite ao mergulhador respirar durante 45 minutos debaixo de água até uma profundidade de 4,5 metros. Contudo, o 'gadget' tem vindo a ser alvo de duras críticas por parte de alguns especialistas.
Projeto polémico
Entretanto, o conceito apresentado ao público sofreu alterações com o Triton a apresentar um minidepósito de oxigénio líquido para permitir a respiração debaixo de água. O que já se afasta da promessa inicial mas mesmo assim apresenta uma solução mais prática do que as pesadas botijas de oxigénio. Falta ver se esta ideia funcionará realmente.
Embora seja possível extrair oxigénio da água a verdade é que, como alertaram vários especialistas, isso exige equipamento demasiado complexo e pesado, ao contrário do que prometia Jeabyun Yeon.