As melhores praias da Europa são as do Alentejo. Quem o garante é o jornal britânico The Guardian, que publicou, recentemente, um guia no qual aconselha os leitores a esquecer Ibiza ou a Riviera e a perder-se nesta região portuguesa.
As melhores praias da Europa são as do Alentejo. Quem o garante é o jornal britânico The Guardian, que publicou, recentemente, um guia no qual aconselha os leitores a esquecer Ibiza ou a Riviera e a perder-se nesta região portuguesa ainda pouco explorada e recheada de “gloriosas” zonas balneares.
Isabel Chaut é a jornalista que assina o guia, uma compilação das melhores praias alentejanas para diferentes públicos – desde as famílias àqueles que preferem apreciar uma bebida enquanto admiram a paisagem -, dos melhores locais para pernoitar e das várias atividades oferecidas pela região.
Para a autora do texto, esta que é “uma das mais pobres, menos desenvolvidas e menos populadas áreas da Europa ocidental” distingue-se pelo seu “charme”, que Chaut considera “mais subtil do que o da Provença ou da Toscânia, regiões que são postais de França e Itália”.
Este “charme” assenta, maioritariamente, nos campos de trigo, nas florestas de cortiça, nos prados de flores selvagens e nas pequenas aldeias pintadas de branco que marcam a atmosfera alentejana, escreve a correspondente do The Guardian.
“Viajar para o Alentejo é voltar 40 ou 50 anos no tempo. A vida avança a um ritmo sentimental e a calma é perturbadora”, admite Chaut, que frisa, porém, que esta tranquilidade termina abruptamente no Oceano Atlântico e ao longo da Costa Vicentina, “a mais impressionante linha de costa da Europa”.
Alentejo é um tesouro ainda por explorar
Segundo a cronista, que ficou alojada na Herdade da Nespereira, na Zambujeira do Mar, propriedade de uma inglesa que se mudou para o Alentejo, “poucas pessoas parecem, porém, conhecer” as qualidades da zona, o que permite aos turistas desfrutar de “praias espetaculares” praticamente desertas dia após dia.
A quem queira passar uns dias no Alentejo, Isabel Chaut recomenda como melhores opções de alojamento o Monte West Coast, em Odeceixe, a Casa da Diná, no Malavado, a Cerca do Sul Brejão, a quatro quilómetros das praias da Amália e do Carvalhal, a Herdade da Matinha, no Cercal, perto da praia do Malhão, ou ainda o “bed&breakfast” Três Marias, próximo da praia dos Aivados.
Quanto às praias, a de Vila Nova de Milfontes é a ideal para as crianças, ao passo que a de Odeceixe, “de cortar a respiração”, é a mais aconselhável para quem pretenda gozar a paisagem na companhia de um copo de vinho português ou até de um prato de costeletas com batata frita.
De acordo com Chaut, a praia do Almograve fará, também, as delícias dos mais jovens, ao permitir-lhes “caçar” caranguejos, camarões e pequenos peixes nas muitas piscinas que se formam entre as rochas, enquanto a praia de Alteirinhos, no Carvalhal, deverá ser a escolha de quem prefere “paz e sossego”, mesmo no pico do Verão, já se que trata de um “recanto idílico” e onde há sempre espaço para estender a toalha e relaxar.
No que toca às melhores atividades e experiências oferecidas pelo Alentejo, o destaque vai para as caminhadas, o surf, os passeio de burro e as viagens de caiaque, perfeitas para observar a costa com tranquilidade.
Clique AQUI para aceder ao guia publicado pelo The Guardian (em inglês).
Notícia sugerida por Maria da Luz