O Conservatório de Música de São José da Guarda vai organizar, entre 19 e 21 de março, um festival dedicado à guitarra, que incluirá três concertos e um curso de aperfeiçoamento musical.
O Conservatório de Música de São José da Guarda vai organizar, entre 19 e 21 de março, um festival dedicado à guitarra, que incluirá três concertos e um curso de aperfeiçoamento musical.
O anúncio foi feito esta sexta-feira pelos promotores do evento, denominado “O Elogio da Guitarra”. Segundo Hugo Simões, diretor artístico do festival, ouvido pela Lusa, o certame, que se realiza naquela cidade desde 2009, é “inteiramente dedicado à celebração do repertório guitarrístico e à formação de músicos”.
O responsável salienta que a iniciativa, que já vai na 5ª edição, tem contribuído “de forma sólida” para “o aperfeiçoamento musical de jovens músicos e para a apresentação de novos valores do panorama guitarrístico português”.
“O Elogio da Guitarra” é dedicado “a todos os amantes de música que partilham o gosto pela beleza artística, atingida neste caso através da execução de um instrumento musical que é cada vez mais apreciado pelo público”, referem os organizadores.
O programa deste ano engloba três concertos, um por cada dia, bem como um curso de aperfeiçoamento musical em guitarra, orientado por Paulo Vaz de Carvalho, docente da Universidade de Aveiro, a realizar em todos os dias do evento entre as 10.30h e as 19.30h nas instalações do Conservatório de Música de São José da Guarda.
Orquestra de guitarras abre o festival
De acordo com a organização, o festival será inaugurado com um concerto da orquestra de guitarras Guitarrafonia, a realizar pelas 21.30h da próxima terça-feira na Escola Secundária Afonso de Albuquerque.
Os promotores explicam que esta orquestra é o “resultado ambicioso” de um projeto de cooperação entre instituições de ensino especializado da música de Castelo Branco, Fundão, Guarda, Viseu e Covilhã, que reúne professores e alunos “numa vivência musical partilhada”, num historial que já conta com mais de meia centena de concertos.
Os concertos dos dias seguintes vão ser da responsabilidade dos solistas Ruben Bettencourt (quarta-feira) e André Madeira (quinta-feira), “que têm vindo a afirmar-se em Portugal e no estrangeiro” e que vão atuar no edifício do Museu da Guarda, sempre pelas 21.30h.
No decorrer do evento, os dois guitarristas vão juntar-se “a nomes como os de António Justiça, Augusto Pacheco, Pedro Rodrigues, Duo Intermezzo, Duo Justiça/Amaral, José Mesquita Lopes e Michel Sadanowsky, intérpretes que, anteriormente, fizeram a música acontecer no mesmo festival”.