O filme “O Cônsul de Bordéus”, sobre o diplomata Aristides de Sousa Mendes, foi rodado em Viana do Castelo pelos realizadores Francisco Manso e João Correa, da produtora Take 2000.
“O Cônsul de Bordéus” é protagonizado por Vítor Norte, no papel de Aristides de Sousa Mendes, o diplomata português que, à revelia de Oliveira Salazar, atribuiu cerca de trinta mil vistos a refugiados perseguidos pelo regime nazi em 1940.
Ao optar por seguir a sua consciência, contrariando as ordens da ditadura, o antigo cônsul de Portugal em Bordéus ajudou milhares de judeus e outros refugiados a encontrar refúgio em Portugal.
A segunda edição do Festival Internacional de Memória Sefardita abre dia 18 com um Mercado de Produtos Kosher, em Belmonte, e um concerto da cantora Mor Karbasi no Teatro Municipal da Guarda, às 21h. Esta jovem artista de 22 anos canta em ladino, espanhol, hebraico e, ocasionalmente, em Inglês tendo concertos agendados um pouco por todo o mundo.
Dia 19, além da antestreia do filme, será apresentada oficialmente a Rede Nacional de Judiarias seguindo-se um debate sobre os Portugueses da II Guerra Mundial. Dia 20, destaque para a inauguração da Exposição do Espólio do Capitão Barros Basto e dia 21 para as visitas guiadas.
Clique AQUI para aceder ao site oficial do festival.