“Estou muito contente, porque tem sido um trabalho estratégico de há muitos anos e agora temos a confirmação de que é necessário valorizar a polpa da alfarroba”, disse hoje à Lusa o proprietário da empresa vencedora e vice-presidente da Associação Interprofissional para o Desenvolvimento da Produção e Valorização da Alfarroba (AIDA), Manuel Caetano.
O movimento “Limpar Portugal”, lançado em 2009, venceu a categoria de “Campanha de Comunicação”. Este projeto foi lançado por um grupo de cidadãos com o objetivo de promover a educação ambiental, através da acção de limpeza da floresta portuguesa.
Depois de uma forte campanha nas redes sociais, o projeto foi posto em prática no dia 20 de Março e contou com o apoio voluntário de quase 100 mil portugueses de todos os pontos do País, mobilizando até o Presidente da República e a ministra do Ambiente.
A Óbidos Solar, um projeto integrado no programa “Óbidos Carbono Social”, ganhou a categoria “Produto ou Serviço”. Este projeto visa promover o uso de energias renováveis para reduzir as emissões de Gases com Efeito de Estufa no concelho de Óbidos.
Os munícipes podem candidatar-se à instalação de uma unidade de microprodução nas suas habitações, com recurso ao fotovoltaico e solar térmico.
O investimento inicial dos aderentes é no máximo de 1000 euros e, nos primeiros nove anos, o aderente recebe 25% do valor da venda de energia à rede nacional. Depois, 100 % das receitas revertem para o munícipe.
A terceira edição dos Green Project Awards atribuiu ainda cinco menções honrosas. No total apresentaram-se a concurso 87 projetos. Lançados em 2008, os Green Project Awards têm vindo a distinguir projetos que, com resultados comprovados, dão um contributo relevante para o desenvolvimento sustentável, em áreas transversais da sociedade.