Terminou a escola primária há mais de 80 anos. Agora, decidiu voltar aos livros para completar o sexto ano num Centro Novas Oportunidades. Além do regresso às aulas, Vitalina, de 97 anos, natural de Grândola, ainda faz ginástica e dança.
Vitalina Almeida frequenta há três anos a Universidade Sénior de Grândola e, segundo relata a rádio de Elvas, foram os professores da instituição que a incentivaram a completar o sexto ano através das Novas Oportunidades.
A idosa aceitou o desafio tornando-se a aluna mais velha do centro que funciona na Escola Secundária António Inácio da Cruz, em Grândola.
“Há pessoas muito mais novas do que eu que não gostam de sair e que reprovam esta minha iniciativa (de voltar a estudar), mas eu vou (à escola) porque gosto de aprender”, disse Vitalina em declarações à rádio de Elvas.
A nível profissional, Vitalina desenvolveu as suas competências na área da costura, atividade que ainda pratica ocasionalmente, mas em termos de estudos, quando era nova, teve apenas a oportunidade de fazer a escola primária.
Agora, provando que nunca é tarde para aprender, a idosa de Grândola – que também faz ginástica e dança – vai tirar o sexto ano e põe mesmo a hipótese, em tom de brincadeira, de “arranjar um emprego aos 97 anos”.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]