Artista de rua desde os 14 anos, Banksy tornou-se particularmente famoso quando, em 2005, se deslocou ao Médio Oriente para pintar o Muro da Vergonha, que separa a Palestina de Israel. “Quero transformar a estrutura mais degradante e invasora do mundo numa gigantesca galeria de arte e discurso livre”, disse na altura o artista, sob anonimato, ao Channel Four.
Sendo a street art uma forma de expressão artística proibida, Banksy esforça-se há vários anos por manter a sua identidade anónima. Na apresentação do novo documentário, o writer (artista de graffiti) apareceu de capuz e com a voz alterada com efeitos especiais.
Ao contrário do que se esperava desta primeira incursão de Banksy no mundo da 7ª arte, o documentário não fala acerca do trabalho de Banksy. O fio condutor de “Exit Through The Gift Shop” é a arte urbana em geral e o trabalho de outro writer, Terry Guetta (a.k.a Mr. Brainwash).
Entre as cenas de artistas em ação estão nomes como Shepard Fairey, o próprio Terry Guetta e Banksy. Nenhum representante do filme apareceu para dar entrevistas.
A apresentação feita por Banksy aumentou o mistério sobre a verdadeira identidade do artista de rua, com boatos a sugerirem que Banksy e Brainwash são a mesma pessoa.