O Governo quer contratar 400 investigadores para a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O Executivo vai propor esta contratação nas negociações do próximo Orçamento de Estado, autorizando uma despesa de 8,9 milhões em contratos.
O Governo quer contratar 400 investigadores para a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O Executivo vai propor esta contratação nas negociações do próximo Orçamento de Estado, autorizando uma despesa de 8,9 milhões de euros em contratos.
De acordo com a agência Lusa, a proposta integra o documento que vai ser discutido esta quarta-feira numa ronda negocial com os sindicatos da Função Pública. O objetivo é que, em 2013, possam ser contratadas 400 pessoas pela FCT sem a necessidade de parecer do ministro das Finanças.
O interesse do Executivo pretende-se com a necessidade de garantir à comunidade científica, de forma regular, os instrumentos necessários para atrair e manter os melhores cientistas no nosso país, promovendo a mobilidade de investigadores.
As contratações deverão destinar-se a “funções de investigação científica e desenvolvimento tecnológico avançado”, com “contratos de trabalho em funções públicas a termo resolutivo, até ao montante de despesa total de 8.900.000 euros”, podendo ser feitas até “um máximo de 100 por trimestre”.
De salientar que, este ano, a FCT lançou um concurso para a contratação de 80 investigadores que terminou em Maio e recebeu cerca de 1.200 candidaturas.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]