NULL
O Governo lançou, esta quarta-feira, uma plataforma online que funcionará como um repositório de dados em bruto produzidos pela Administração Pública a que todos poderão ter acesso.
O Dados.Gov, que ainda se encontra em versão beta, enquadra-se numa “estratégia de promoção de uma Administração Pública cada vez mais aberta à participação e colaboração com os cidadãos”.
O portal, que salvaguarda “a informação confidencial e/ou dados pessoais”, organiza os dados e apresenta-os ao público “em formatos eletrónicos, que permitam a sua fácil leitura, tratamento e interligação”.
Assim, esperam os responsáveis, será possível “impulsionar o acesso à informação pública, promover a transparência, a colaboração” e, sobretudo, “a criação de valor sobre esses mesmos dados pela sociedade civil”.
Atualmente, a plataforma possui cerca de 100 conjuntos de dados de 14 organismos públicos, entre eles resultados eleitorais, estatísticas da educação ou receitas e despesas das autarquias locais.
O Executivo prevê, porém, um crescimento acelerado das informações armazenadas à medida que o conceito for sendo interiorizado pelas instituições públicas e pela própria população.
A iniciativa foi desenvolvida pela Agência para a Modernização Administrativa, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, e o lançamento esteve nas mãos de Feliciano Barreiras Duarte, Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, que anunciou o projeto no âmbito do 21º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.
Portugal junta-se, assim, a um significativo número de países que já adotou o método da promoção de dados públicos abertos como, por exemplo, os EUA, o Reino Unido, a Albânia, o Quénia, a Holanda, a Austrália e a Nova Zelândia.
Clique
AQUI para visitar o Dados.Gov.
Comentários
comentários