O governo prepara-se para lançar novos apoios às famílias que instalarem painéis solares e janelas eficientes nas suas habitações. O objetivo é incentivar a redução do consumo de energia e a sustentabilidade.
O governo prepara-se para lançar novos apoios às famílias que instalarem painéis solares e janelas eficientes nas suas habitações. O objetivo é incentivar a redução do consumo de energia e a sustentabilidade, o que será possível através do Fundo de Eficiência Energética.
A notícia é avançada pelo jornal i, que falou com Filipe Vasconcelos, diretor-geral da Adene – Agência para a Energia. Segundo o responsável, com recurso a este fundo, que tem uma dotação de cinco milhões de euros, o governo vai apoiar a instalação de janelas eficientes e painéis solares para o aquecimento de águas com 1.250 e 1.500 euros por família, respetivamente.
Em declarações ao i, Filipe Vasconcelos explicou que a candidatura é válida apenas para consumidores domésticos, mas que, para aceder ao apoio, é necessário recorrer às instaladoras certificadas e possuir um certificado energético que assegure que a casa precisa de novas janelas e/ou painéis solares.
O responsável adiantou que, em Portugal, apenas 10% das casas – o equivalente a um total de 560 mil – se encontram certificadas em termos energéticos.
De acordo com o diretor-geral da Adene, 2012, o ano da sustentabilidade, foi essencialmente destinado a “continuar o trabalho que tem sido desenvolvido até agora, disponibilizando acesso a novos instrumentos de apoio financeiro”, que passarão, assim, a estar ao alcance das famílias portuguesas.
[Notícia sugerida por Ricardo Pinto]