O Ministério da Educação e Ciência (MEC) prepara-se para abrir um total de 1.954 vagas para Quadros de Zona Pedagógica (QZP). Os professores vão poder concorrer aos lugares existentes através de concurso externo extraordinário.
O Ministério da Educação e Ciência (MEC) prepara-se para abrir um total de 1.954 vagas para Quadros de Zona Pedagógica (QZP). De acordo com um despacho publicado recentemente em Diário da República, os professores vão poder concorrer aos lugares existentes através de concurso externo extraordinário.
Segundo o diploma, as quase 2.000 vagas destinam-se a educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário e os grupos de recrutamento com maior número de vagas dizem respeito às disciplinas fundamentais, nomeadamente o Português, a Matemática, Física e Química, Biologia e Geologia e Ciências da Natureza.
Em comunicado, o MEC realça ainda que, “à semelhança do verificado na primeira vinculação, há também um número relevante de vagas para docentes de Educação Especial, dando continuidade ao reforço e à atenção que o Governo tem dado a esta área”.
Os cálculos daquele Ministério estimam que, graças aos concursos abertos no ano passado e ao novo processo de vinculação extraordinária de docentes do ensino artístico que deverá iniciar-se em breve, até Setembro deste ano (e desde o início da legislatura) deverão estar vinculados àquele orgão mais de 2.600 professores.
Saliente-se que a portaria agora publicada surge poucos dias depois do diploma que veio alterar o decreto-lei que regula os concursos de seleção, recrutamento e mobilidade do pessoal docente, introduzindo a obrigatoriedade da passagem aos quadros de todos os docentes que completem cinco anos de serviço.
Clique AQUI para aceder ao despacho publicado em Diário da República.
Notícia sugerida por António Resende