A Câmara Municipal de Gouveia celebrou, esta quarta-feira, um protocolo de cooperação com a Fundação Portugal Telecom com vista à instalação de um serviço gratuito de teleassistência nas casa dos idosos que vivem isolados no concelho
A Câmara Municipal de Gouveia celebrou, esta quinta-feira, um protocolo de cooperação com a Fundação Portugal Telecom com vista à instalação de um serviço gratuito de teleassistência nas casa dos idosos do concelho que estão dependentes e vivem em isolamento.
O projeto em causa, que representa um investimento de cerca de 15 mil euros por parte da autarquia, tem como objetivo promover o conforto dos idosos nos seus lares e possibilitar “uma melhoria da sua segurança, autoestima e autonomia”.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Gouveia, Luís Tadeu (PSD), explicou que o sistema contempla a colocação, na casa do beneficiário, de um telefone específico para o serviço de teleassistência, um transmissor de emergência sem fios e o acesso telefónico direto e gratuito a um serviço assistencial que disponibiliza o envio de médico ao domicílio, transporte em ambulância e ajuda domiciliária, entre outros serviços.
Segundo o responsável, o acordo firmado prevê a disponibilização de 85 equipamentos para utilização pelos idosos que se encontram em situação de isolamento ou de risco consoante um levantamento efetuado pela autarquia com a colaboração da GNR e da PSP.
“São equipamentos que se destinam a pessoas sozinhas, ou dependentes, ou com algum tipo de exclusão da comunidade. Com isto queremos dizer a essas pessoas e às respetivas famílias que estamos com elas e estamos próximos delas. E esta foi uma forma que nós encontrámos de poder transmitir-lhes mais confiança, mais segurança”, esclareceu o autarca.
Luís Tadeu adiantou que o primeiro equipamento de teleassistência já foi instalado na residência de um idoso do concelho de Gouveia que vive isolado e a autarquia estima que os restantes sejam colocados nas residências dos beneficiários até ao Natal para que estes se sintam “mais seguros” naquela quadra festiva.
De acordo com o governante, o novo serviço municipal de teleassistência insere-se nas medidas de apoio social promovidas pelo município de Gouveia e não tem qualquer custo para os beneficiários.
“É uma aposta e é um investimento que a Câmara faz nestas pessoas tal como faz nas crianças, como faz nos jovens do concelho e, portanto, não tem qualquer custo para eles”, finalizou.