Um centro de dados da Google, na Finlândia, vai ser abastecido a 100% por energia eólica. Nos próximos 10 anos, toda a eletricidade utilizada no centro será produzida num parque eólico da Suécia.
Um centro de dados da Google, na Finlândia, vai ser abastecido a 100% por energia eólica. Nos próximos 10 anos, toda a eletricidade utilizada no centro será produzida num parque eólico de 72 megawatts, a construir a na região norte da Suécia.
Localizado na cidade portuária de Hamina, na Finlância, este centro de dados da Google celebra o primeiro contrato de compra de energia renovável da multinacional na Europa.
Depois de assinado um acordo com a fabricante sueca O2, a Google conseguiu a aprovação de um plano para a construção de um parque eólico em Maevaara, no norte da Suécia, onde serão usadas turbinas com uma eficiência de 3 megawatts. 100% da energia renovável produzida neste parque será consumida pelo centro de dados da Google finlandês, através de uma rede elétrica que atravessa os países escandinavos.
O investimento para a construção do parque eólico foi assegurado pela seguradora Allianz, que irá assumir a propriedade do mesmo assim que este estiver pronto, no início de 2015.
A empresa já conta com três contratos de compra de energia renovável nos Estados Unidos e tem investidos cerca de €750 milhões no setor. Ainda assim, o investimento vai para além de uma simples ação ambiental.
No blogue da Google, Francois Sterin, um dos gestores da equipa de infraestrutura global da empresa, explica que, para além de ser bom para o ambiente, o uso de energia renovável também tem um objetivo financeiro. “É uma forma adicional de nos protegermos contra futuros aumentos nos preços da energia”, afirma. “Por isso, vamos continuar à procura de outras oportunidades como esta no mundo inteiro”, conclui.
Clique
AQUI para aceder ao blogue oficial da Google.
Notícia sugerida por Vítor Fernandes
Comentários
comentários