Com o objetivo de mostrar as mudanças do nosso planeta ao longo destes 28 anos, a Timelapse reúne milhares de imagens com alta definição obtidas pelos satélites da missão Landsat – que desde 1970 observam a Terra – e revelam os efeitos da ação da natureza e do Homem em vários pontos do globo.
A desflorestação da Amazónia, a expansão da costa do Dubai e o degelo do Alaska são alguns dos cenários que melhor ilustram as consequências destas ações e cujas alterações ao longo dos anos estão agora alcance de qualquer um.
No entanto, é possível usar o motor de pesquisa para visualizar qualquer outra parte do mundo. Ao viajar no tempo em Lisboa, por exemplo, é possível ver a cidade antes e depois da ponte Vasco da Gama.
Além de ser uma ferramenta “fascinante para explorar” o globo, a equipa espera também que “possa informar a comunidade global sobre a forma como vivemos e as políticas que devemos seguir no futuro”, por exemplo, a nível ambiental.
A Timelapse resulta de uma parceria entre a Google, a NASA, a revista Time e da agência estatal U.S. Geological Survey (USGS).
Clique AQUI para aceder à aplicação Timelapse.
Notícia sugerida por Vítor Fernandes