A gigante Google acaba de lançar um programa de financiamento, o Google Impact Challenge, cujo objetivo é tornar o mundo mais acessível a pessoas com deficiência. A empresa vai investir cerca de 17 milhões de euros em entidades que trabalhem nesta ár
A gigante Google acaba de lançar um novo programa de financiamento, o Google Impact Challenge, cujo objetivo é tornar o mundo mais acessível a pessoas com deficiência. No total, a empresa vai investir cerca de 17 milhões de euros em entidades que trabalhem nesta área.
Segundo o site do projeto, no mundo, apenas 5% das crianças com deficiência conseguem terminar a escola primária e, nos países em vias de desenvolvimento, mais 80% das pessoas com deficiência estão desempregadas.
Para combater esta realidade, a Google criou uma bolsa de 17 milhões de euros à qual qualquer organização que aposte na tecnologia para criar soluções de acessibilidade pode concorrer, até ao final de Setembro.
Neste momento, o Google Impact Challenge já está a apoiar duas organizações. Uma delas, a Enable Comunity, funciona como intermediária entre as pessoas que utilizam próteses e os fabricantes.
Esta comunidade põe as pessoas que precisam de próteses em contacto com empresas voluntárias que utilizam impressoras 3D para criar as próteses objetos, montanda-os e distribuindo-as de forma gratuita. Este processo reduz drasticamente os custos e permite que próteses customizadas cheguem a muito mais pessoas.
A Google decidiu doar a esta organização cerca de 540 mil euros para que esta consiga avançar com o design, distribuição e entrega de próteses em 3D para os membros superiores.
No que toca aos problemas auditivos, a Google já doou cerca de 450 mil euros à organização sem fins lucrativos “World Wide Hearing”. Com esta ajuda, a instituição em questão está a desenvolver o protótipo de um aparelho auditivo de baixo custo, usando a tecnologia dos smartphones.
Agora, o Google Impact Challenge) quer encontrar novas organizações sem fins lucrativos e ajudá-las a encontrar novas soluções para a comunidade de pessoas com deficiência.
Nesse sentido, a empresa compromete-se a escolher as melhores das ideias apresentadas pelas organizações, investindo na visão das mesmas e mobilizando a comunidade e os próprios recursos da Google para apoiar as missões dessas instituições.
Desenvolvimento de outros projetos Google
Para além desta ajuda a instituições externas, a Google investirá também no melhoramento dos seus produtos já existentes e na criação de novos. Por exemplo, o Liftware é um utensílio de estabilização que ajuda as pessoas com tremores pronunciados nas mãos a comer mais facilmente, desenvolvido pela empresa.
A criação do carro que circula sem ser necessário a intervenção humana para o seu funcionamento, ideal para as pessoas com falta de mobilidade, é uma das ideias que a Google tenciona desenvolver.
Notícia sugerida por Maria Pandina
Comentários
comentários