A "Google Street View" anunciou, esta quarta-feira, o lançamento de uma iniciativa que mostra em detalhe vários monumentos históricos. Entre os centros históricos disponíveis, está o centro de Florença, os campos da Unesco em Roma e o Coliseu. O foco
A “Google Street View” anunciou, esta quarta-feira, o lançamento de uma iniciativa que mostra em detalhe vários monumentos históricos. Entre os centros históricos disponíveis, está o centro de Florença, os campos da Unesco em Roma e o Coliseu. O foco é a França e a Itália. O projeto arranca apenas com alguns monumentos emblemáticos de Itália e de França mas no futuro pretende incluir outros locais, tendo sempre como referência os espaços nomeados como património da UNESCO.
Roma é uma das cidades com maior destaque na nova aplicação lançada pela Google. Se anteriormente o serviço apenas permitia a observação do exterior do Coliseu romano, o “Street View” oferece agora a possibilidade de conhecer o próprio monumento e de ver as diferentes perspetivas do seu interior.
Em Florença, outra cidade italiana contemplada, é possível ver em detalhe a fachada da Catedral de Santa Maria das Flores.
Já em França, a nova aplicação permite fazer uma visita virtual aos jardins do Palácio de Fontainebleau, conhecer as suas estátuas e fontes bem como observar de perto o tipo de construção do edifício.
A nova característica do “Google Street View” amplia os horizontes do serviço, que pode ser utilizado para fins educativos e para investigação do património artístico e histórico.
A digitalização das imagens dos monumentos históricos europeus começou em setembro de 2010. Foram usadas nove câmeras e três lasers no locais arqueológicos da Roma antiga.
O Google pretende expandir o projeto a mais países mas tem-se deparado com problemas legais. Na Europa, a República Checa não permite disponibilizar fotos de monumentos históricos no Google Street View. No Oriente, países como China e Irã também não permitem esse tipo de exposição.
Recentemente, a aplicação “Google Street View” lançou também uma actualização do sistema que permite aos seus utilizadores desfrutar de novas paisagens naturais obtidas através de veículos alternativos, como bicicletas ou trenós.
Clique AQUI para fazer uma visita virtual aos monumentos já disponíveis.