A Google está, mais uma vez, à procura de jovens com ideias inspiradoras para mudar o mundo. Já arrancou a terceira edição da Feira de Ciência Google, uma competição internacional online aberta a jovens com idades entre os 13 e os 18 anos.
A Google está, mais uma vez, à procura de jovens com ideias inspiradoras para mudar o mundo. Já arrancou a terceira edição da Feira de Ciência Google, uma competição internacional online aberta a jovens com idades entre os 13 e os 18 anos de idade e que ambiciona encontrar a nova geração de cientistas e engenheiros.
À semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, os prémios para o grande vencedor são aliciantes: uma bolsa de 50 mil dólares (cerca de 36.900 euros) atribuída pela multinacional, uma viagem às Ilhas Galápagos com a National Geographic, acesso digital durante um ano aos arquivos da Scientific American para a sua escola e também a oportunidade de ter várias experiências no European Organization for Nuclear Research (CERN), na Google ou na Lego.
Este ano, a Google introduziu ainda algumas novidades no concurso e irá atribuir dois novos galardões, um à ideia mais “inspirada”, que será escolhida pelo público de entre os 15 finalistas, e outro à escola do aluno que se sagrar o grande vencedor, que receberá 10 mil dólares (aproximadamente 7.380 euros) para melhorar a sala de informática ou para adquirir equipamentos para os laboratórios de ciências.
Veja o vídeo promocional do novo concurso, que incentiva os jovens a ter uma ideia por um mundo melhor
As candidaturas estão abertas a estudantes de todos os países e podem ser apresentadas em 13 línguas, entre as quais o português, até 30 de Abril. Em Junho vão ser conhecidos os 90 finalistas regionais e os autores dos 15 melhores projetos vão ter, em Setembro, a oportunidade de participar na final que vai decorrer na sede da Google na Califórnia, EUA.
Nessa ocasião, um júri internacional composto por especialistas nas áreas da ciência e da tecnologia irá escolher o vencedor em cada uma das categorias etárias (13-14 anos, 15-16 anos e 17-18 anos), sendo que, um destes, será também o vencedor do grande prémio.
A grande vencedora da edição de 2012 da Feira de Ciência Google foi uma norte-americana, Britanny Wenger, de apenas 17 anos. Como o Boas Notícias adiantou à data, a jovem desenvolveu um “cérebro” artificial capaz de detetar sinais de cancro da mama, que poderá vir a permitir um diagnóstico da doença com um maior nível de confiança e de uma forma minimamente invasiva.
Clique AQUI para aceder ao site da Feira da Ciência Google, onde poderá saber mais sobre a competição e a candidatura.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]