O dispositivo, dirigido a pessoas que sofrem de tremores nas mãos, move-se no sentido contrário aos movimentos causados pelos tremores, num efeito que estabiliza o utensílio. O LiftWare foi criado pela empresa Lift Labs, adquirida pela Google.
Através de sensores colocados na pega no utensílio, que detetam os movimentos da mão, o mecanismo responde ao conseguir equilibrar uma colher, por exemplo.
O estudo clínico envolveu 11 pessoas com o síndrome Essential Tremor. Os pacientes testaram o mecanismo Active Cancellation of Tremor (ACT) através de movimentos comuns, como agarrar, comer ou passar objetos com as mãos.
Utensílio corrige tremores em 70%
O mecanismo conseguiu diminuir o efeito dos tremores em cerca de 72% no movimento de agarrar, 76% a comer e 71% a transferir objetos entre as mãos.
“Acredito que o ACT pode ajudar muitos dos meus pacientes. O sistema não-invasivo melhora a vida dos doentes e aumenta a independência dos mesmo”, afirma Jill Ostrem, médica na UCSF Surgical Movement Disorders Center, na página do dispositivo.
Para além de poder servir como colher, o LiftWare serve igualmente como garfo, sendo que a equipa está a trabalhar para que, em breve, seja possível encaixar a chave de casa ou do carro na ranhura do aparelho.
O LiftWare é alimentado através de uma pequena bateria recarregável que pode durar vários dias e utiliza uma tecnologia de estabilização.
O dispositivo está disponível para venda no site da Lift Labs e tem um custo de 236 euros (sem taxas de transporte), o que inclui uma colher adaptável, uma mala de transporte e um carregador.
Clique AQUI para aceder ao site da Lift Labs.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mende