A Google anunciou, esta sexta-feira, que vai ajudar a monitorizar milhares de barcos de pesca em tempo real, ajudando a combater a pesca ilegal que rouba à economia cerca de 20 mil milhões de euros por ano.
A Google anunciou, esta sexta-feira, que vai ajudar a monitorizar milhares de barcos de pesca em tempo real, ajudando a combater a pesca ilegal que rouba à economia global cerca de 20 mil milhões de euros por ano.
O gigante tecnológico promete dar um contributo importante contra a pesca ilegal, ao monitorizar barcos e as respetivas áreas onde a pesca é feita.
A ferramenta interativa permite acompanhar a deslocação dos barcos de pesca e foi desenvolvida em parceira com os ativistas ambientais SkyTruth e Oceana, tendo sido apresentada no World Parks Congress, na Austrália.
O protótipo já identificou cerca de 3 mil barcos, devendo ser possível, mais tarde, que qualquer pessoa aceda a estes dados através da internet.
Segundo um relatório divulgado em 2013 pela associação Oceana, a pesca ilegal retira da economia mundial cerca de 18 mil milhões de euros por ano.
Esta ferramenta informática usa os dados da rede Sistema de Identificação Automático, que apanha os sinais de GPS enviados pelo barco de pesca para mapear os seus movimentos.
O protótipo já identificou cerca de 3 mil barcos, devendo ser possível, mais tarde, que qualquer pessoa aceda a estes dados através da internet.
“A combinação de computorização na 'cloud' e dados massivos está a permitir a criação de novas ferramentas para visualizar, perceber e potencialmente melhorar” o combate à pesca ilegal, explica o responsável do departamento da Google 'Earth Outreach and Oceans'
“Muito do que acontecia no alto mar era invisível, e isso tem sido uma barreira ao conhecimento e à divulgação para o muindo do que estava em causa para o oceano”, resume o presidente e fundador da SkyTruth, John Amos.
Clique AQUI para aceder à página da Google “Earth Outreach and Oceans”.