O governo italiano chegou a acordo com a Google para disponibilizar online o conteúdo de um milhão de livros das duas maiores bibliotecas nacionais, nomeadamente a de Roma e Florença.
O governo italiano chegou a acordo com a Google para disponibilizar online o conteúdo de um milhão de livros das duas maiores bibliotecas nacionais, nomeadamente a de Roma e Florença.Obras completas de grandes figuras como Galileu Galilei, Petrarca e Dante vão deste modo passar a estar disponíveis online na página Google Books.
“A Itália coloca-se, assim, na vanguarda deste setor com o desejo de enriquecer de forma considerável o património cultural gratuito na internet”, segundo indicou o ministro italiano da cultura Sandro Bondi em declarações à AFP.
Tentativas anteriores de disponibilizar livros completos pela Google não foram bem recebidas em França e nos EUA devido a questões ligadas com os direitos de autor. As autoridades italianas consideram esta uma oportunidade de excelência para preservar o seu património cultural.