Várias frutas, vegetais, carnes e pratos vão passar a ter a sua informação nutricional descriminada na internet, dentro de poucos dias, embora, por enquanto, apenas ao dispor dos utilizadores norte-americanos.
Como explicou a gestora de produtos da Google, Ilya Mezheritsky, no blogue oficial da empresa, o sistema vai permitir que o utilizador “ouça a resposta à sua questão específica, veja a informação nutricional mais relevante e esteja apto para escolher” os melhores alimentos.
Esta aplicação, que está também disponível para smartphones, combina os vários tipos de informações que existem na internet, tornando-os mais facilmente acessíveis a todos os utilizadores.
Para facilitar e melhorar os resultados da pesquisa, o sistema vai mostrar, não só, os dados dos alimentos e refeições que as pessoas procuram especificamente, mas vai apresentar também uma lista de alimentos relacionados.
O blogue oficial da empresa acrescenta que este sistema vai conter informação detalhada de uma grande diversidade de alimentos, desde uma simples batata ou cenoura a receitas complexas, como o prato chinês 'Chow Mein'.
A Google criou também, recentemente, um sistema de interface pergunta-resposta, com um microfone, que vai permitir ao utilizador fazer a pergunta e ouvir a resposta em tempo real sobre o tipo de alimentos que pretende ficar a conhecer.
Ainda não há previsão para o lançamento deste sistema na Europa, mas a Google garante que está a trabalhar para “adicionar cada vez mais alimentos e idiomas” à aplicação, que, por enquanto, apenas está disponível na língua inglesa.
Pode consultar mais informações sobre o sistema AQUI.