Para assinalar o fim de mais um ano, a Google divulgou um vídeo com as palavras mais pesquisadas durante os 12 meses de 2011, ou seja, o Zeitgeist (tendências) do ano que passou.
O tsunami no Japão, as inundações no Brasil, o discurso de Barack Obama a anunciar a ordem para a execução de Osama Bin Laden, as revoluções na Tunísia e no Egito, os protestos na Grécia, foram os temas mais procurados ao longo do ano no motor de pesquisa, evidenciando que 2011 foi um ano de “adversidades, revoluções, mudanças e oportunidades”.
Elizabeth Taylor, Steve Jobs e Ted Williams [o famoso sem-abrigo que se tornou uma grande estrela de rádio] foram as personalidades mais pesquisadas pelos utilizadores internacionais.
Portugueses pesquisaram Adele, Facebook e iPod
Em Portugal, os resultados foram diferentes, mas, ainda assim, não menos ilustrativos do ano que passou. Adele, Facebook e iPod foram algumas das palavras mais procuradas pelos portugueses.
Ao nível das personalidades mais procuradas, a cantora britânica Adele é a líder da pesquisa, seguida de Angélico Vieira, Carlos Castro e Renato Seabra. O sucesso e recente intervenção cirúrgica da primeira, a morte do ex-D’zrt e o crime que envolver o cronista e modelo explicam os resultados.
Nas pesquisas mais populares, a liderança vai para o Facebook, enquanto que, nos produtos mais procurados, a Apple ocupa um lugar de destaque com o iPod em 1º lugar, o iPad em 2ºe o iPhone4 em 3º.
Os temas “Over the rainbow”, do havaiano Israel IZ Kanakawiwo’ole, e “Ai se eu te pego”, de Michel Teló, lideram as músicas mais procuradas do ano pelos portugueses.
Clique AQUI para aceder ao Zeitgeist do Google Portugal para 2011.