Começa esta sexta-feira, em Gondomar, a 21.ª edição da Festa do Sável e da Lampreia, uma iniciativa que promove a economia e gastronomia local.
Começa esta sexta-feira, em Gondomar, a 21.ª edição da Festa do Sável e da Lampreia, uma iniciativa da Câmara Municipal de Gondomar em parceria com vários restaurantes da região com o objetivo de promover a economia e a gastronomia local.
A autarquia explica que esta edição do evento se assume “como um fator impulsionador da preservação e valorização da gastronomia tradicional portuguesa” já que, através das iguarias regionais, espelho do “talento do mais consagrados artistas que são os cozinheiros”, é possível “sentir tradições que não são ditas”.
As especialidades em questão têm como protagonistas o sável e a lampreia, sinal de que a gastronomia gondomarense se inspira em muito nos recursos naturais que são colocados à sua disposição.
Quem visitar a cidade poderá degustar o célebre Arroz de Lampreia, mas também pratos como Lampreia à Bordalesa, Sável no Espeto, Sável Frito, Arroz de Mílharas e ainda Açorda de Mílharas nos vários restaurantes aderentes.
O programa da Festa do Sável e da Lampreia conta igualmente com outros atrativos como um concurso fotográfico subordinado ao tema “Sável e Lampreia, o Retrato de uma Tradição” e um concurso de culinária com o propósito de confecionar duas das especialidades locais, o Sável Frito e a Lampreia à Bordalesa.
O evento decorre entre 17 de Fevereiro e 18 de Março e tem entrada gratuita, culminando com o 8º Fim de Semana Gastronómico no Multiusos de Gondomar.