A GNR está a promover uma acção nacional ligada à olivicultura para prevenir roubos de azeitona e fiscalizar o cumprimento das normas ambientais pelos lagares de azeite.
A GNR está a promover uma acção nacional ligada à olivicultura para prevenir roubos de azeitona e fiscalizar o cumprimento das normas ambientais pelos lagares de azeite. A operação “Azeitona Segura”, lançada pelo Destacamento de Moura, está a ser este ano alastrada a todo o país.
Entre 6 de Novembro e 31 de Janeiro vai ser intensificado o patrulhamento nas explorações agrícolas de todo o país em que decorrem as campanhas da azeitona.
Nos últimos anos, a Guarda detetou a ocorrência de alguns crimes de furto de azeitona, ocorrendo, em regra, após a colheita e antes da sua entrega nos lagares, disse fonte das Relação Públicas da GNR à agência Lusa.
Este tipo de criminalidade tem um forte impacto económico para os proprietários das explorações e, paralelamente, poderá ser potenciador de um sentimento de insegurança junto das populações.
Para prevenir estas ocorrências, os militares vão estabelecer um contacto direto com proprietários, trabalhadores e associações de agricultores, com o objetivo de agilizar a intervenção policial.
Será também adotado um dispositivo que garanta o controlo da proveniência da azeitona nas vias de acesso a lagares de azeite e locais de armazenamento, decorrerão ações inesperadas de policiamento aos olivais e fiscalização de trânsito.
Depois, será ainda feita a fiscalização do transporte da azeitona nos pontos de fronteira com Espanha, em coordenação com a Guarda Civil daquele país.
Campanha concorre a prémio europeu
“Azeitona Segura” foi um projeto lançado pelo Destacamento de Moura para prevenir a criminalidade associada ao furto de azeitona. Para além da redução de furtos, a operação permitiu ainda a criação de uma base de dados que junta toda a informação relevante para a atividade e é partilhada pelas diversas entidades envolvidas.
Já em Novembro, a operação “Azeitona Segura” foi escolhida de entre cinco candidaturas, pela Direção-Geral da Administração Interna, para representar Portugal na Conferência de Boas Práticas do Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade, que se realizará nos dias 4 e 5 de Dezembro em Nicósia, Chipre.
Na quinta-feira, a GNR, através do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), dá também início à operação “Lagares de Azeite”, que tem como objetivo fiscalizar as unidades de produção, tendo em vista o cumprimento das normas de funcionamento, desde o licenciamento ao tratamento dos resíduos resultantes do processo de transformação das azeitonas.
Na campanha 2011/2012, foram fiscalizados 177 unidades de produção e 31 autos de contraordenação. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2011 estavam em funcionamento 527 destas unidades industriais.