Forças britânicas estão a ter formação com a GNR em Fátima no âmbito da visita do Papa Bento XVI ao nosso país. O objetivo é prepararem-se para a visita que Bento XVI irá fazer ao Reino Unido, em setembro.
Entre os 11 oficiais de várias forças inglesas estão elementos da Scotland Yard que acompanham como foi preparada e está a decorrer a operação de segurança da deslocação de Joseph Ratzinger até sexta-feira.
“A GNR tem experiência e é considerada como um ´case study´ de sucesso”, conforme explica o major Barreto à Lusa sobre a escolha das forças inglesas virem ter “lições” a Portugal.
A escolha destes “professores” é, ainda segundo o mesmo responsável, uma forma de reconhecimento do trabalho da polícia portuguesa “quer no campo das missões internacionais, quer no policiamento de grandes eventos”.
Os responsáveis têm em conta que em Inglaterra não são esperadas multidões, têm contudo em perspetiva outras preocupações como o perigo de terrorismo.
” [A Inglaterra] não terá multidões, mas terá riscos certamente diferentes dos que aqui existem. Até porque a Inglaterra em termos de exposição a situações terroristas será mais periclitante que o nosso país”, lembrou à Lusa o major Barreto.