A dupla portuguesa composta por Sílvia Saiote e Beatriz Martins conquistou, no sábado, a medalha de ouro na especialidade de trampolim sincronizado durante a final da Taça do Mundo de Ginástica de Trampolins, que decorreu em Loulé.
A dupla portuguesa composta por Sílvia Saiote e Beatriz Martins conquistou, no sábado, a medalha de ouro na especialidade de trampolim sincronizado durante a final da Taça do Mundo de Ginástica de Trampolins, que decorreu este fim-de-semana em Loulé, no Algarve.
As duas ginastas da Seleção Nacional Sénior tinham sido apuradas no dia anterior para a final depois de totalizarem 79.900 pontos que lhes valeram o 2.º lugar da tabela classificativa das semifinais e as colocaram apenas atrás da dupla russa composta por Ana Kornetskaya e Irina Kundius.
Na final da 5.ª edição da Loulé World Cup, as atletas portuguesas, que foram as sétimas a prestar provas no grupo das oito duplas apuradas, realizaram “um exercício sem qualquer falha”, destaca a Federação de Ginástica de Portugal (FGP), somando 44.900 pontos.
“Numa final tudo pode acontecer. Entrámos confiantes mas sabíamos que não dependia só de nós. O nível dos exercícios estava muito elevado e esta é a nossa primeira Taça do Mundo juntas”, admite Sílvia Saiote, uma das ginastas medalhadas, em comunicado, assegurando que competir “em casa” foi uma mais-valia.
“A verdade é que quando queremos muito uma coisa e ainda temos o apoio do público, tudo fica mais fácil. A motivação do público estava igual à da nossa Seleção e assim vale tudo a pena”, defende a atleta.
© Carlos Alberto Matos/FGP
Para Beatriz Martins, a conquista do ouro foi uma enorme surpresa. “Demorei uns bons segundos até perceber que tínhamos conseguido o ouro”, recorda. “Tinha esperança em alcançar o pódio, mas o nível de dificuldade estava muito elevado. Estamos radiantes”, acrescenta a ginasta.
De acordo com a jovem portuguesa, os próximos objetivos passam agora por “manter e melhorar até ao Campeonato do Mundo, tanto a nível individual como também no Trampolim Sincronizado”.
Portugal esteve ainda representado nas finais de Tumbling Feminino desta Taça do Mundo de Ginástica de Trampolins pelas ginastas Raquel Pinto e Beatriz Botelho.
A primeira a entrar em prova foi Raquel Pinto, que realizou 2 séries de elevada qualidade, que lhe valeram 64.000 pontos e a 5.ª posição da tabela classificativa. Seguiu-se Beatriz Botelho, que terminou a sua prova na 6.ª posição, com 61.400 pontos.