A ginasta portuguesa Filipa Martins conquistou, este domingo, a medalha de bronze na modalidade de Solo durante a Taça do Mundo de Ginástica Artística, que decorreu em Liubliana, capital eslovena.
A ginasta portuguesa Filipa Martins conquistou, este domingo, a medalha de bronze na modalidade de Solo durante a Taça do Mundo de Ginástica Artística, que decorreu em Liubliana, capital eslovena. Ao garantir o 3º lugar na final, a atleta portuense conseguiu para Portugal a primeira medalha deste ano da disciplina.
De acordo a Federação de Ginástica de Portugal, Filipa Martins finalizou a prova com 13,200, a 50 milésimas do 1º lugar ex aequo da olímpica canadiana Elisabeth Black e da estreante húngara Noemi Makra.
Embora a ginasta portuguesa tenha alcançado a melhor nota de Execução, o painel de juízes não considerou como terminado um duplo pivot de Filipa Martins, o que prejudicou a avaliação na Dificuldade e lhe retirou a hipótese de chegar ao primeiro lugar. Segundo Pedro Roque, treinador nacional, a atleta “terá concluído bem o movimento”, mas a situação era “difícil” de avaliar.
Em qualquer dos casos, a jovem atleta disse estar, no final da competição, “radiante com a medalha de bronze”, admitindo não ter “palavras para descrever a emoção”. “No futuro vou tentar fazer pelo menos igual ou melhor”, prometeu.
De salientar que Filipa Martins ficou ainda em 7º lugar na Trave (com 12,325), uma prova também liderada por Elsabeth Black e Noemi Makra, e em 4º lugar nas Paralelas Assimétricas, à frente de Black, onde o pódio foi ocupado por Kristina Palesova, da República Checa, Noemi Makra, da Hungria, e Jana Sikulova, também da República Checa.
Já Ekaterina Kislinskaya, ginasta nascida na Rússia mas naturalizada portuguesa, que há vários anos compete pelo nosso país e que também participou nesta competição mundial, ficou em 11º nas Paralelas, 18º na Trave e 15º no Solo.
Recorde-se que as duas ginastas iniciaram a participação internacional deste ano na Taça do Mundo de Cottbus, em Março, passaram pelos Europeus em Moscovo na semana passada e, depois de concluído o desafio de Liubliana, vão agora preparar-se para a Taça do Mundo de Anadia, que decorre de 20 a 22 de Junho no Centro de Alto Rendimento em Portugal.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes