Google, Facebook, Microsoft, Yahoo e Intel são algumas das empresas que se juntaram numa iniciativa para defender um acesso mais barato à internet.
Google, Facebook, Microsoft, Yahoo e Intel são algumas das empresas que se juntaram numa iniciativa para defender um acesso mais barato à internet. A 'Alliance for Affordable Internet' (A4AI) é uma ideia apoiada pelo inventor da Web, Sir Tim Berner-Lee.
O comunicado oficial foi lançado esta segunda-feira. A A4AI reúne empresas e organizações estatais e privadas com um objetivo comum: estabelecer reformas políticas e regulamentares e estimular a descida de preços elevados, na internet.
Através de mercados de banda larga, “abertos, competitivos e inovadores”, a A4AI visa alcançar a meta estabelecida pelas Nações Unidas de oferecer serviços web por um preço inferior a 5% do rendimento dos utilizadores.
Trata-se de uma medida que, segundo a organização, “vai ajudar a conectar dois terços da população mundial que, neste momento, não está ligada à internet, e tornar o acesso univerval numa realidade.”
A Aliança vai agir em países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento. No comunicado, a A4AI afirma que, até ao final de 2015, pelo menos doze países já estarão envolvidos na iniciativa.
“Cerca de duas em cada três pessoas não têm acesso à Internet. O mundo precisa de inovação tecnológica e de visão que ponha mais pessoas ‘online’, mas precisa também de fundações políticas fortes que permitam que novas ideias nasçam”, disse Jennifer Haroon, da Google, citada pelo comunicado.
“Ao trabalhar em conjunto com os parceiros da Aliança, podemos ajudar a estabelecer as bases necessárias para impulsionar a inovação e trazer o poder da Internet para mais pessoas”, acrescenta a responsável.
Fundações como a World Wide Web e a Internet Society, e empresas como a Google, o Facebook e a Microsoft são alguns dos membros da A4AI.
A 'Alliance for Afordable Internet' foi formalmente apresentada, na segunda-feira, no Fórum Anual da Organização da Commonwealth Telecommunications. Para além de palestras, os membros e representantes da Aliança realizaram também sessões aprofundadas sobre questões de acessibilidade.
Clique
AQUI para visitar a página oficial da iniciativa.
Comentários
comentários