A sequenciação do genoma torna possível a criação de variedades que produzam mais cacau numa área mais pequena e a sua manipulação poderia permitir produzir chocolate mais saudável, por exemplo através do aumento da quantidade de flavonóis na sua composição, que são importantes para manter saudável o coração.Serão assim mais saudáveis mas também mais saborosos.
Howard Yana-Shapiro defende que o recurso a estas técnicas inovadoras para aumentar a produtividade do cacau poderia beneficiar 6,5 milhões de agricultores a pequena escala em todo o mundo.
O genoma do cacau foi sequenciado em “domínio público e protegido de ser patenteado para que todos possam ter livre e contínuo acesso” a este produto, conforme explica Dr. Shapiro, coordenador da investigação levada a cabo pela Mars, IBM e Departamento de Agricultura dos EUA que anunciou a sua conclusão do genoma em setembro.
“Em 2007 tornou-se bastante aparente para mim que não iríamos ter um fornecimento contínuo de cacau para o futuro se não agíssemos em larga escala para assegurar essa cadeia de fornecimento”, adiantou Dr. Shapiro.
Saiba mais sobre o Genoma do Cacau na página oficial, em português.